Resenha | Depois Daquela Viagem - Valéria Piassa Polizzi




  Edição : 19 / 2010
Idioma : Português
País de Origem : Brasil
Número de Paginas : 279

Sinopse
No tom coloquial próprio dos jovens, ´Valéria Polizzi´ relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre ´ficar´ ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos porque, segundo ela mesma, ´transei sem camisinha´.
Diário de bordo de uma jovem que aprendeu a viver com AIDS. A autora mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com os seus sentimentos, ficando claro a sua resolução de preservar sua condição de ser humano a qualquer custo.


Olá pessoas ! Acabei ontem de ler "Depois Daquela Viagem" um livro que troquei numa feira de livros porque gostei da capa de do título, como sempre né ?! rs
Quando postei no face, recebi vários elogios sobre ele, inclusive que era "Uma Lição de Vida". Diante dessas afirmações, minha curiosidade cresceu e o coloquei como prioridade na fila rs.
Com uma linguagem bem jovial, o livro já começa falando sobre o drama de quem vive com AIDS, os dilemas que a pessoa enfrenta e que pode acontecer com qualquer um. 
Valéria era uma jovem normal: Bonita, de família rica, teve boa educação e quando, por falta de informação, transou pela primeira vez com o primeiro namorado contraiu o vírus do HIV, o qual só veio descobrir 2 anos depois. Diante dessa descoberta, a Val parou de fazer planos futuros como fazer faculdade e continuar o namoro com o Leco (outro namorado), e resolveu aproveitar o que ainda tinha para viver, viajando para os EUA.
Com tudo acontecendo, o tratamento sempre continuava: Exames, consultas, especialistas e tudo mais que pudesse ajudá-la na convivência com o vírus, mas que no final, a Val sabia que estava só pois só quem sabia da doença era os pais e alguns parentes próximos. Como o preconceito é muito grande não é algo que dá para sair por ai contando a qualquer um. Além de poupar a indiferença, poupa sofrimento afinal, a doença é terminal.


" Mas acontece que eu era virgem, nunca tinha usado drogas e obviamente não sou gay. O que aconteceu então ? É simples, transei sem camisinha."

Como não da para simplesmente parar de viver, a Val foi fazer o que realmente gostava: Estudar teatro, concluiu o curso mas resolveu não atuar na área e foi para os EUA, novamente, estudar Inglês onde além de conseguir concluir o curso, apesar da saúde que começou a complicar na época, conheceu lugares e pessoas que ajudou a perceber que, contudo, a vida vale à pena ser vivida.
Depois disso, a Valéria passou por mal bocados: Teve crise, teve que tomar vários remédios fortes, mas com a ajuda e o carinho de todos que acompanharam seu caso ela melhorou, juntou forças e até resolveu contar aos amigos sobre sua condição que apoiaram e a incentivara a escrever esse livro que já ajudou diversas outras pessoas que pode ter ou não o HIV.
Pesquisando um pouco sobre a Valéria Atualmente, hoje ela tem 43 anos e convive há 25 com o vírus da AIDS, encontrou alguém para amar e continua lutando e ajudando a lutar quem se encontra na mesma situação. O livro "Depois Daquela Viagem" é referência no assunto, faz parte da educação nos jovens na escolas e foi vendido no mundo todo. Agora eu posso dizer É uma lição de vida! Foi uma leitura que me fez ter uma nova perspectiva sobre a importância do sexo seguro, das pessoas com AIDS e sobre a vida.
Recomendo à todos: 5 estrelinhas ! 







2 comentários:

  1. Nossa deu para perceber mesmo que é uma lição de vida mesmo sem ter lido o livro, preciso ler esse livro, adoro lições de vida.

    Beijos da Bia!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir