Resenha | Bela Maldade - Rebecca James


Editora: Intrínseca | Ano da edição: 2011 | Número de Páginas: 304| Autor: James, Rebecca

Sinopse: Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato. Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade.No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel.Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada...

Bela Maldade é uma resenha que estou devendo há anos! Li ele tempos atrás, quando uma colega de trabalho me indicou e falou um pouco sobre. Achei tão interessante e diferente o enredo, que o comprei na minha próxima compras literárias. 
Bom, sobre a personagem, Katherine, achei ela sem sal no inicio, pois a narração dela é só lamentos e quando não se sabe o que realmente aconteceu, parece que ela está aumentando o passado, dando uma de coitadinha e isso, para mim, é irritante. Contraditoriamente, é uma personagem fácil de gostar. Bonita, rica, inteligente e simples! Parece que tinha tudo pra ser uma patricinha fútil, mas não é. Porém, ao que dá para perceber, nem sempre foi assim. 
Disposta a recomeçar em um lugar onde ninguém sabe quem ela é, Kath não deixa ninguém se aproximar dela. Não é uma garota antipática, apenas é calada e prefere não ter amigos. Mas, por algum motivo, deixou-se abrir uma exceção para Alice. 
Mas a Alice é irresistível! Linda, radiante, comunicativa, popular... É aquela garota que todos queriam tê-la como amiga e, se te dar atenção, te faz se sentir especial. Então me diz porque alguém assim iria querer como amiga alguém tão distante como Kath? Ela pagou pra ver. 
“Tenho meus segredos e aprendi que fazer perguntas só serve para me expor ao risco de ser interrogada também. É mais seguro não ser muito curiosa em relação aos outros, é mais seguro não perguntar” 
 Ao mesmo tempo que Alice é tudo de bom, é estranho porque ela parece não ter amigos, está sempre disponível, querendo a atenção de Kath. E Kath, mesmo notando tudo isso, ignora e vai mergulhando cada vez mais fundo nessa relação.
O livro é dividido por duas partes e não é narrado na ordem cronológica, o que me confundiu e irritou um pouco na época em que li. Parece que você está muito próxima da verdade, de alguma pista, quando simplesmente o capítulo acaba. Frustrante! Contudo, acredito que esse estilo da autora acaba prendendo o leitor, simplesmente não tem como abandonar sem saber o que aconteceu.
Então ficam dois assuntos no ar: o passado de Kath e o futuro da relação com Alice. As informações são liberadas aos poucos e quando eu pensava que já sabia, não sabia. A surpresa que o livro prepara faz dele uma leitura muito boa!

Resenha livro Bela Malda blog mulher melhore

Além disso, foi bem diferente do que já tinha lido na época. Não é romance, não é suspense nem policial... É inquietante mesmo, que nos traz a realidade que isso pode acontecer comigo ou com você, de uma forma bem mais fácil do que imaginamos. Claro que, talvez, não nessas proporções, mas há certas "amizades" que podem estragar a nossa vida da maneira mais angelical possível. 
Confesso que não gostei muito do fim. Mesmo já tendo aceitado que Kath é lerda e sempre será, gostaria que a reviravolta fosse bem mais marcante. Queria retaliação! Pronto, falei!
Mas o livro como um todo é bom. Para quem é curioso e gosta de desafios, não vai conseguir parar de ler. 
Minha nota é:

Vocês podem comprá-lo aqui e aproveita para me dizer quem já leu e se gostaram da resenha!
Beijos
blog mulher melhore






Nenhum comentário:

Postar um comentário