Resenha | Livro Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Coleção: Jogos Vorazes
Título: Jogos Vorazes (Vol. 1)
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano: 2010


Sobre o livro: A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?


O que achei: 
Depois de um tempo com o livro empoeirado na estante, resolvi finalmente lê-lo e me perguntei por que demorei tanto, acho que porque vi primeiro o filme e já sabia o desenrolar da história, pensava eu.
Acontece que logo nas primeiras páginas, Jogos Vorazes me provou ser mais do que uma saga "famosinha". O livro é narrado por Katniss Everdeen, uma personagem muito bem construída, com personalidade forte, que não se permite sentir tanto, devido a vida difícil que leva com a família, mas que esquece de tudo isso quando se trata da irmã mais nova, Prin. É nesse sentimento que Katniss acorda do torpor que entra quando houve o nome da irmã ser sorteado na Colheita e, tomada por um instinto materno e protetor, se voluntaria para lutar no lugar dela no maior entretenimento da Capital, os Jogos Vorazes. 
Depois disso a narrativa se torna mais intensa, Katniss aceita que ela é um tributo do distrito 12 e não terá outra alternativa a não ser forte e tentar vencer, como prometeu à Prin. Graças aos infortúnios que aconteceram em sua vida, ela é bem treinada, afinal é uma sobrevivente da fome e miséria de Panem. Junto com seu amigo Gale, eles caçam ilegalmente na floresta para garantir o sustento da família e essa atividade requer algumas técnicas que, felizmente, será muito útil para sua sobrevivência na arena dos Jogos Vorazes.
Até chegar finalmente na arena, Katniss tem o impacto ao presenciar a vida da capital e lidar com a dificuldade que tem de se relacionar com outras pessoas, como Peeta (o outro tributo do Distrito 12) com quem está sempre com o "pé atrás" por que, afinal, ele é um concorrente e deixar-se envolver só dificultará o processo. Mas claro que isso se torna impossível, primeiro devido aos genuínos favores que Peeta faz à Katniss, como quando um vez ele jogou um pão - e levou uma surra por isso - antes que ela morresse de fome, e segundo, devido a ideia que Haymitch, o mentor alcoólatra, tem a ideia de vendê-los para a mídia como o "Casal Desafortunado", o que lhes caí muito bem e ,junto com os figurinos do maravilhoso Cinna, o estilista, ganham destaque imediato!
Na arena é tudo muito intenso e urgente, sofri junto a com personagem todo aquele massacre, mas continuava empolgada pois a astúcia de Katniss é demais! Não posso deixar de comentar sobre Rua, uma tributo que a faz lembrar de Prin, tão meiga e esperta e tem um fim bem triste, que Katniss usa para mostrar à Capital que os Jogos Vorazes é só mais uma forma de fazê-los sofrer. 
Quando anunciam que nessa edição dois tributos do mesmo distrito podem ganhar os Jogos, Katniss imediatamente vai procurar Peeta e assim todo o plano de Haymitch vai se tornando real e passa a acontecer a parte fofa da história, quando torcemos que dê tudo certo e não seja mais uns personagens inventados.
Apesar dos momentos bem tensos dos  personagens na arena, a mudança de regras dos Jogos que os fazem tomar uma medida drástica (que, para alívio,  é revertida no último momento), não é novidade que Peeta e Katniss conseguem, finalmente, voltar à Panem. Mas não é porquê os jogos acabaram, que a vida deles se tornarão menos perigosas... Mas isso só saberei no próximo livro! Hehe
Enfim, foi uma leitura muito gostosa e apesar de ser ficção, traz reflexões sobre o cenário real atual como a fome, a corrupção política, trabalho infantil, sobre ter que ser forte e ir além do que é capaz. Há muito tempo não me identificava tanto com um personagem e me envolvia numa história tão profunda. Devo dizer que logo depois eu assistir novamente o filme para fazer as comparações e... Não gostei! HAHA Cortaram partes que julgo importantes, mudaram algumas direções e fiquei feliz por tido curiosidade de não ficar só no filme, mas sei que essas coisas faz parte do cinema... Imagina se fosse totalmente fiel ao livro? Não teria bombado. 

Há muito tempo não resenho um livro, então desculpem pelo "textão". Espero que gostem. 

Até mais :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário