Representatividade negra na blogosfera e 14 blogueiras para você conhecer agora + Bônus


Olá pessoas!
Acho que nem todo mundo sabe, mas hoje é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Acho que essa data merecia muito mais destaque, afinal é uma ótima oportunidade para mostrar o que deve ser feitos todos os dias: lutar pela igualdade de raça, valorizar a nossa cultura e origem e recriminar àqueles que querem diminuir nós, negros, em vários sentidos.
Contextualizando o tema para o Mulher melhore, o post de hoje está mega especial e me diverti muito na hora de produzi-lo. Resolvi listar 10 blogueiras negras, daqui do Brasil, que talvez você conheça, ou talvez não.
Sempre reparei que no meio da blogosfera “bem-sucedida”, é muito pequena a parcela de blogueiras negras. Reparem, quantas vocês conseguem listar, que fazem campanhas publicitárias para grandes marcas, vão à programas de TV, participam de eventos exclusivos...Etc? De ter, até tem, mas cadê a representatividade?
Será que uma blogueira negra não é boa o suficiente para fazer parte da panelinha de queridinhas das marcas? Não temos números de seguidores relevantes? Não produzimos conteúdos tão bom quanto às blogueiras brancas?
Eu amo a Bruna, a Tarci, as Camilas… Mas adoraria ter uma blogueira negra como referência também, para vê-la em algum editorial da Capricho, fazendo cobertura do SPFW para algum site famoso, sendo convidada para alguma campanha da MAC...Sinto muita falta DISSO!
Então, como eu disse mais acima, tive a difícil missão de listar maravilhosas blogueiras nacionais, negras, que arrasam no conteúdo e estilo, Se vocês não a conhecem, se preparem para segui-lás:


1- Fernnandah Oliveira -  Crioula

A Fernanda me ajudou muito quando eu fiz minha primeira transição, sempre que queria saber de algum produto, ia no blog dela e saia de lá bem mais animada. Ela está sempre fazendo resenhas de produtos para cabelos cacheados e maquiagem para a pele negra, também tem o canal no youtube e uma página de cacheadas no facebook. É super atenciosa e responde à todos.

2- Gill Vianna - Coisas de uma Cacheada
A Gill tem um dos cabelos mais lindo que já vi! A conheci vendo seus vídeos ensinando a fazer máscaras capilar caseiras e, como de praxe, adorei! Toda cacheada antenada conhece a Gill, que dá bastante dicas boas sobre o assunto, mas também arrasa nas resenhas de maquiagens de look.
Gente, Magá é uma Magavilhaaaa! Ok, sorry pelo trocadilho tosco! haha
Mas sério, Magá TOMBA muito, aqui e lá fora. It Girl, com esse cabelo bapho, personalidade marcante e linguagem única, ela é uma um arraso nos looks. Se você ainda não segue, corre lá pro instagram dela, onde posta os melhores look e faz cobertura de vários eventos bacanas. Adoro ela e quero todos esses acessórios que ela usa! Hehe

4- Cris  - Amei o look
A Cris é linda, tem um corpinho de dar inveja e faz muito sucesso no instagram com o @achadinhossalvador, onde garimpa várias peças lindas e baratas das lojas soteropolitanas. No seu blog, tem vários looks do dia lindos para se inspirar.

5- Tati sacramento - BLOG efit
A Tati é jornalista, dona de um Black lindo e tem um blog muito legal, daqueles que adoro e fiquei um tempão lendo pois tem muito conteúdo bacana: Receitas fitness, looks, dicas para cabelos cacheados e viagens. Se você não leu, passa lá que é muito bom.

Dona de um olho lindo, conheci primeiro o instagram da Micheline, que assim como no seu blog, dá dicas de roupas baratas, looks do dia, resenhas e tutoriais de maquiagens baphonicas para pele negra. É muita beleza, gente!

6- Juhh Padilha - Break Feminino
Conheci também a Ju pelo instagram, ela é linda e dá muitas dicas sobre cabelos crespos e transição capilar. Além de blogueira, tem um canal no youtube com o mesmo nome.

7- Thalita Cruz - Blog onça pintada
Dona de uma cabelo lindo, a Thalita também manda super bem quando o negocio é cachos. Seu feed do instagram é recheado de selfies mostrando a cabeleira e também é youtuber, onde dá várias dicas e receitinhas legais.

8- Monalisa Nunes - Status enrolada
Tô apaixonada pelo o blog da Monalisa, é muito lindo! Essa gatona é baiana mas mora em Maceió, tem uma linda trajetória sobre transição capilar e seu blog é cheio de resenhas sobre produtos para cacheadas, beleza e posts de auto estima e amor próprio. Já sou fã!

9- Patricia Avelino - Vida Crespa
A Patrícia Avelino é blogueira e youtuber, que tem conteúdo voltado para a mulher negra. Pra quem gosta de resenhas, tutoriais de penteados, turbantes e maquiagem vai adorá-la.


A Lu tem uma combinação meiga que é armação fofa + black beem volumoso! É blogueira, youtuber e, com tanto estilo, também é modelo. Seu blog tem textos bacanas sobre o empoderamento, feminismo e - há! - dicas para cabelos crespos. É muito estilo, gente!

11- ThaynaFreire - Cachos com sardas
A Thay é carioca e tem um blog muito gostosinho de se acompanhar. Seu conteúdo abrange moda, resenhas de produtos, looks, DIY e cachos! Ah, ela bomba muito no instagram onde através da sua hashtag, #cachoscomsardas, reposta fotos de cacheadas maravilhosas.

A Gisella, que é brasileira mas não mora aqui atualmente,tem um blog e conteúdo muito bem produzido, onde fala sobre moda, beleza e estilo de vida e - os melhores - empoderamento feminino e moda plus size. Tem muito post sobre auto estima, aceitação e valorização da nossa beleza negra. Adorei!

13- Vanessa Ventura - Belicia Blog
Vanessa é baiana, faz parte do Coletivo Minissaia (projeto bem legal daqui de blogueiras daqui de Salvador) e mantém o blog Belicia, que fala sobre sua experiência com a transição capilar, empoderamento, beleza, resenhas, moda e muitas frescurinhas que adoramos!

14- Izabella Portella - Preta mesmo
Para finalizar, indico o blog da Iza Portella, o Preta Mesmo. Como o nome já sugere, o blog é recheado de conteúdo voltado ao feminismo negro. Iza é sergipana, traz conteúdo sobre moda, beleza, empoderamento, racismo e auto aceitação.

+ BÔNUS
Gente, achei tantas garotas lindas que não tem blog mas sim instablogers e decidi colocar como bônus aqui, pois você tem que conhecê-las! São feeds lindos, cheio de dicas, moda, empoderamento e muuuuuita beleza negra!

Instablogs

Então é isso gente, tem muita meninas lindas e negras na blogosfera que produz um conteúdo bacana e que, por muitas vezes, não tem o destaque merecido. Vocês já conheciam alguma dessa lista? Tem outras para indicar? Deixa o comentário aqui!
Beijos
mulheres que inspiram blog mulher melhore



10 comentários:

  1. Conheci seu blog através da Micheline, primeiro amei seu layout, segundo amei o post, e falo sempre como nós negras precisamos de ser representadas, não tem como não dizer que isso não é a realidade, acredito que não só as marcas mais as pessoas em modo geral precisam abrir a mente e ver que o talento não depende do tom de pele e nós temos muito talento.

    Beijos
    Maria Ulhôa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, obrigada pelo comentário fico muito feliz por ter gostado!
      Nós, negras, produzimos conteúdos maravilhosos que infelizmente não tem tanto destaque pois não há representatividade, não tem muitas pessoas lá em cima, tão na mídia, para que possamos usar como referência. Mas creio que juntas faremos a forças e nada mais importante do que abraçarmos o trabalho de umas a outras. Beijos linda!

      Excluir
  2. Que post lindo!!!!
    Acho muito importante ver mulheres que lutam e que acima de tudo nos incentivam a assumir o nosso real valor.

    Te tagueei no meu blog e acho que você vai gostar das perguntas que elaborei. Dá uma chegadinha: http://www.docefeitopimenta.com.br/2016/03/tag-conhecendo-novos-blogs-me-conheca.html

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pati! Que bom que gostou :)
      VOU VER ESSA TAG AGORA! HAHA
      Beijo lindona!

      Excluir
  3. Menina que post mara!!!!!! E nossa que layout lindo esse do seu blog, super clean!!! Quero tanto rs....um dia chego lá, rs
    Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post, Grace! Ah, sou apaixonada por esse layout.Fiz com 'Tons de Luz', manda muito bem. Beijooo

      Excluir
  4. Obrigada minha gatona!!! Fico feliz por estar nesse time de feras... obrigada pela lembrança e principalmente, por acompanhar meu trabalho... <3

    ResponderExcluir
  5. Oi flor do dia, eu concordo com você! Mas acredito estarmos caminhado para isto rsrs. Eu não conhecia seu Blog, parabéns! O post está incrível e eu só conheço 3 blogueiras. Mas tarde vou visitar todas. Um beijoooo e simboraaaa BAHIA
    Leniliz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos indo cada vez mais longe, Leniliz!
      Visite mesmo, você vai adorar essas meninas. Beijos lindona!

      Excluir