#CarolViaja | Itacaré-BA

Olá pessoas!
Depois da minha última “grande” viagem para o Rio de Janeiro, dessa vez fui conhecer um pouco mais da minha Bahia: Itacaré. Para quem não conhece, a cidade é pequena, fica na Costa do Cacau, Sul da Bahia e é muito famosa pela sua beleza bem natural. No total, são 14 praias e as que conheci são lindíssimas, cercada por coqueiros e areia branquinha.
Infelizmente só fui curtir um feriadão e descobri que, praticamente, é impossível conhecer Itacaré em tão pouco tempo, porque tem muita coisa para se fazer por lá, acredite! Mas o pouco que pude fazer, tô contando agora tudinho para vocês.

Chegando lá
Sai bem cedinho de Salvador e peguei o Ferry boat (R$6,40) até Bom Despacho, em Itaparica. Lá, no terminal rodoviário, peguei o primeiro ônibus para Itacaré (R$52,20), da empresa Cidade Sol, e encarei 5h de viagem. A dica é ir bem cedo, por que a viagem é longa e o próximo ônibus só sairia umas 4h depois, chegando no destino um pouco tarde.
Mais uma dica de ouro: TEM WIFI NO ÔNIBUS! Eu, lerda que sou, só descobri isso faltando 30min para chegar na cidade. #Triste.
Para quem vai de carro, é só pegar o Ferry também e seguir cerca de 233km pela BA-001 ou tem a opção de ir de avião até Ilhéus e lá pegar um transporte até a cidade.

Onde Ficar
Como fui com um grupo de amigos, optamos pela privacidade e economia, alugando a casa de D. Helena (quem quiser o contato eu passo), que fica bem localizada na orla de Itacaré. Acho essa opção com o melhor custo/beneficio para quem vai em grupo, uma vez que o valor da diária sai bem mais barato e há toda privacidade e até conforto em se ter uma casa inteira para vocês.
Mas caso essa opção não seja viável para você, o que não falta em Itacaré é hospedagem.
Há vários campings, com a diária de R$20, pousadas e até Ecoresorts, a maioria se concentram no Bairro da Pituba, onde é o centro turístico.

O que fazer:
Começo com uma dica: Planeje sua viagem! Como tem muita coisa para fazer e o tempo é curto, é preciso pesquisar e criar um roteiro para definir quais lugares vocês devem dar prioridade. Eu até tentei fazer isso, mas com grupo grande sabe como é, né? Cada um quer uma coisa… Mas no fim, deu tudo certo! A cidade é muito forte no Ecoturismo, tem várias cachoeiras, surfings, trilhas, mergulhos, arvorismo e várias outras coisas. Indico entrar em contato antes com uma das muitas agências de passeios por lá e já deixar tudo programado, inclusive o guia. Mas, caso queira ver isso na hora também dá certo. É bem fácil achar um guia oferecendo seus serviços para trilhas e esportes radicais.

Trilha da Prainha
Começamos nosso passeio fazendo a famosa Trilha da Prainha, que é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Para chegar até ela, é preciso ir até a Praia da Ribeira, que tem o encontro do rio com o mar, e de lá pegar uma trilha que dura cerca de 40min, com várias belezas no seu trajeto e de nível fácil. Quem nos guiou foi o Léo “Bocão”, com quem fechamos um pacote bem camarada. O valor varia muito pela quantidade de pessoas, mas a média é cerca de R$20 por pessoa. Para quem está indo pela primeira vez, o guia é fundamental pois a trilha é um pouco fechada e fica fácil de se confundir.
Blog mulher melhore em Itacaré

Mesmo sendo leve, a trilha é cansativa pois paramos tanto no meio para tirar fotos (impossível não parar! Rs). Não pode esquecer de ir confortável e levar água, no caminho só há uma barraca e que vende água e sucos mas o preço é um pouco mais caro. Quando finalmente cheguei a Prainha, fui recompensada com a beleza do lugar! Cercada de coqueiros, a areia é tão fininha e bem branquinha, o tempo não estava tão bom mas o mar estava quentinho e quase não tinha gente. Parece cenário de filme! Por lá, só há uma barraca que vende bebidas e algumas comidinhas, como queijo coalho a R$4. Me apaixonei!

Rafiting + Tirolesa
No dia seguinte, fomos de carro até Taboquinha, centro das atividades esportivas que fica a 28km de Itacaré e lá fechamos o pacote de Rafiting + Tirolesa com a empesa Ativa Rafiting. O valor das duas atividades é R$40, com o translado Itacaré -Taboquinha fica R$70. Gente, esse foi um passeio memorável para toda a vida! Foi emoção desde a ida, com a galera na caçamba de uma caminhão, em cima de dois botes, até as descidas insanas no Rio das Contas. A cada queda no rio, o coração dava uma congelada, parece que vai dar errado (pode até dar, tem que ter cuidado) mas deu tudo certo. Me senti bem segura com os guias e equipamentos.
Para o rafiting tem um mini treinamento antes, tem que ir com tênis e roupa leve. São cerca de 5 quedas durante o trajeto, o instrutor dá todas as coordenadas e fica bem fácil de acompanhar.

Como eu não sei nadar,  nunca tinha me jogado assim em mar aberto e dessa vez realizei o sonho, mas nas águas dos Rio das Contas. Melhor que isso, só foi quando (ainda não sei como) tive coragem de pular a altura de 5 METROS (!!!). Foi uma sensação “ines-quecivel” (trocadinho nosso :D)

O rafiting durou cerca de 1h30 e depois foi a Tirolesa, lá mesmo na Ativa. Não lembro exatamente a altura, só que quando chegou minha vez eu quase dava para trás… Mas ai fui com medo mesmo e foram poucos segundos deliciosos! Quero mais.
Queria ter tido tempo para conhecer a Cachoeira do Cleandro, feito a trilha das 4 praias (dizem ser maravilhosa!), arvorismo, entre tantas outras coisas que tem pra se fazer em Itacaré.

A Noite
Se há lugar melhor, não fiquei sabendo mas as festas boas acontecem é na Pituba, centro onde fica os melhores bares e restaurantes da cidade. Na época que fui, tava tudo bem movimentado e com vários turistas visitando o local, logo as noites foram bem agitadas e as ruas ficam cheias de barraquinhas de drinques. No primeiro dia, ficamos no Jungle Bar, onde tem forró e xote ao vivo (ritmo predominante da cidade, percebi), muita dança e gente bonita. O clima é uma delícia! Tem também um bar que saí vários drinques legais e lá vai mais uma dica: Não saia sem provar a bebida de Cacau (R$15). Tão gostosa quanto bem apresentada: dentro do próprio cacau. Muito bom!

Nos outros dias, descobrimos o Favela Bar e não queria mais sair dali! Com uma grande escultura de um canibal/rasta étnico na entrada, bem decorado, o ambiente é arejado e a iluminação baixa com muita luz negra, fazem o clima perfeito para o estilo alternativo que o bar oferece. Com DJ e música ao vivo de quinta a sábado, o negócio começa a ficar bom mesmo a partir das 22h e lá, acreditem, tem o melhor setlist e remixes que já vi! Muito Rappa, Skirillex passando por Karol Conká, Baiana System e chegando no Baile de Favela. Tombamos! O atendimento é maravilhoso e são várias opções de bebidas, recomendo a Caipirinha de Maracujá com Limão (R$8) Saudade só de lembrar!

Blog mulher melhore em Itacaré

Mesmo sem conhecer, fiquei sabendo de outros lugares legais também: Cabana Corais, Mar e Mel e Beco das Flores. #FIKDIK

Onde comer
Como comemos mais em casa, não tenho grandes dicas sobre restaurantes. Mas se você, como eu, é louca por açaí, vai amar saber que lá, a cada 10 estabelecimentos, 8 vendem acaí! Infelizmente, o que comi foi justamente na lanchonete “Sucos e Vitaminas”, que não recomendo, pois o atendimento foi péssimo. Se não me engano, paguei R$12 em 400ml.
Mas quanto a  restaurantes, fique tranquilo que a variedade é bem grande e tem para todos os gostos também: Pizzaria, tapiocaria, baguetão, churrasquinho e várias outras coisas boas.
No centro, perto da rodoviária, há bancos (vi Bradesco e Banco do Brasil)  e mercados também. Os preços não costuma ser diferentes do de Salvador.

Artesanato e lembranças
A cidade é um pouco “hippie” e tem muita gente fazendo arte por lá. Antes de voltar para, passei antes em uma das casinhas de lembranças e souvenirs que fica na Pituba, A“Casa do Artesanato” tem muita coisa bonita e trouxe algumas coisinhas, o preço é camarada e tivemos 10% de desconto nas compras  a vista. Se quiser, ainda  pode gravar o nome na hora, sem custo.
Só senti falta que coisas mais locais, típicas de Itacaré. A cidade é bastante famosa pelo cacau, surf… Poderia ter algo com isso.

Enfim gente, minha viagem à Itacaré foi um sonho! Altas aventuras, lugares linda e conheci muita gente boa. Ao contrário do que vi alguns dizer, não achei perigosa em momento algum mas também não é bom dar mole, principalmente nas trilhas. Já sei que preciso voltar lá para conhecer o que ficou faltando, pois saí com aquela sensação que quero mais... Rs.
Recomendo para quem quer se divertir e interagir com a natureza, seja em casal ou galera, sem gastar muito. Repararam que os preços são bem em conta, né?
Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários que respondo.
Beijos!

mulheres que inspiram blog mulher melhore