Escritoras nacionais para você AMAR + feminismo na literatura


Olá pessoas! O post de hoje seria completamente diferente, mas quando hoje pela manhã vi que era dia do escritor, furei a pauta e resolvi adiantar esse que já tinha um tempo na lista. Hihi

Sim, hoje, 25 de julho, é comemorado do Dia do Nacional do Escritor e jamais poderia deixar essa data passar em branco aqui! É uma ótima oportunidade para escrever (mais) sobre minha paixão que é livros. Comecei a ler bem cedo, então desde nova descobri meu amor por ler e escrever. Hoje, graças ao blog também, estou me arriscando cada vez mais nesse universo com os textos que tenho escrito e nas resenhas literárias  que faço por aqui.
Adoro indicar coisas (e adoro que me peçam indicações Rs) e hoje eu tinha uma gama de temas para abordar sobre escritores, mas escolhi listar algumas escritoras jovens nacionais, porque além de termos talentos maravilhosos, precisamos falar sobre o espaço feminino na literartura
"A literatura é machista". Eu li isso e não concordei, pensei que fosse só mais um bando de feministas extremas procurando coisa onde não tem, mas não. Elas tinham razão. Me dei conta disso quando souber que a J.K. Rowlling, autora de Harry Potter, a pedido da sua editora, teve que ocultar seu nome (Joanne Kathleen) para conquistar leitores masculinos. Pare para pensar, quantos títulos femininos um homem lê x títulos masculinos nós, mulheres, lemos? Descobri que há um termo/gênero (muito machista) "chick-lit" que significa "Literatura de mulherzinha" , que julgam o conteúdo pelo sexo. Por ai vocês já tem noção da coisa...
Enfim, vamos combater a isso lendo e compartilhando mais títulos de escritoras. Eu começo aqui, listando algumas mulheres que estão chegando e conquistando cada vez mais fãs com seus livros, aposto que você conhece - se já não leu - alguma delas.  

1. Bruna Vieira
 Começo o post com meu xodó, Bruna linda Vieira, que além de ser blogueira no Depois dos Quinze, realizou o sonho de se tornar autora e hoje já tem 6 livros publicados. Amo o estilo da Bruna, ela tem uma pegada teen que cativa e escreve palavras fáceis sobre amor e cotidiano que é impossível não se identificar! Eu já li "Depois dos Quinze", o mesmo nome do blog, e é um dos meus preferidos. Você pode comprar aqui e ver meu encontro com ela aqui.

2. Clarice Freire

Clarice, publicitária (aê, colega!) tinha um blog, chamado "Pó de Lua", que cresceu e ganhou fan page, que cresceu mais ainda e suas ilustrações e frases ganharam forma de livro! O livro mais lindo, mais fofo de fotos os tempos (eu tenho :p), que dá vontade de tirar foto de página por página. Além desse, ela lançou outro na mesma vibe, com o nome "Noites em claro". Com certeza você já compartilhou uma ilustração da Clarice por aí! 

3. Clarissa Corrêa
Clarissa é publicitária (mais uma õ/), redatora e também começou a escrever, em 2005, num blog após uma decepção amorosa. Tem leitores que a chama de "Rainha dos relacionamentos", já que a maioria de suas histórias são sobre amor e outras aventuras. Tem um jeitinho que é só dela de escrever: cômica e sensível, é fácil se deixar levar pelo seus contos. Seu último lançamento é "Para todos os amores errados" e pode comprá-lo aqui.

4. Isabela Freitas
Aê, mais uma blogueira! Será que também tenho chances, gente? Haha A Isabela Freitas tem apenas 25 anos e começou bombando no twitter, com frases bonitinhas que recebia vários RT's! Vendo que tinha talento, criou um blog (que recebeu mais de um milhão de acessos!!) e, mais ousada ainda, lançou o primeiro livro "Não se apega, não" e logo depois outro "Não se iluda, não" (tem resenha dele aqui ), que inclusive já virou seriado e tudo! Sou fã da Isa, ela escreve de maneira cômica e fácil, como se fosse um bate papo que entendemos cada sentimento. Há boatos de que vai sair mais um livro, já quero!

5. Liliane Prata
Falar sobre a Liliane é muito nostálgico para mim! Lembro que quando comprei minhas primeiras revistas Capricho, era ela quem assinava os textos no final. Nossa, como eu adorava aqueles textos! Lembro de um dia querer muito falar sobre sentimentos daquela maneira, causa a sensação que eu sentia, de ser compreendida. Liliane também tem um blog, já lançou sete livros e seu estilo preferido é ficção, e lançou seu primeiro romance adulto "Sem rumo" que pode ser comprado aqui.

6. Paula Pimenta
Mais uma publicitária, Paula é sucesso! Aposto que você já leu/conhece a série "Fazendo meu filme", que fez muuito sucesso e ajudaram a somar mais de um milhão de livros vendidos. Quem gosta de aventuras e romances infanto juvenis, como eu, vai adorar o estilo da Paula.

7. Thalita Rebouças
Fala sério! Quem não conhece a Thalita? Essa mulher é uma figura, gente! Sério, dona de um humor imbatível, Thalita é a escritora que mais vende livros para o público adolescente, é só ler um livro da série "Fala sério" que você vai entender. Ela já lançou 21 livros, ao todo, e tem até filme em produção, como o "É fada!" que será estreado por Kéfera!

Gostaram? Acrescentariam quem na lista? Já leram alguma? Me conta :D
blog mulher melhore



Um comentário: